Biografia

Daniel Kaluuya é um ator e roteirista britânico que ganhou destaque ao protagonizar o filme de suspense/terror “Corra!” (2017). Por essa atuação, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator de 2018, mas acabou vendo Gary Oldman levar a estatueta (O Destino de Uma Nação). Entretanto, não foi só para o prêmio mais cobiçado do cinema que Daniel foi indicado, ele se destacou também no Globo de Ouro, Critics’ Choice Award, Prêmio BAFTA de Cinema e
BET Award.

Mas antes de “Corra!” Daniel já havia feito trabalhos expressivos. Em 2011 ele atuou no longa de ação “O Retorno de Johnny English“, onde trabalhou ao lado do icônico Rowan Atkinson. Em 2013 foi a vez da comédia “Kick-ass 2“, que conta com Chloë Grace Moretz e Jim Carrey no elenco. E o ator não parou de trabalhar nos últimos anos, emendando “Babylon” (2014) e depois “Sicario: Terra de Ninguém“.

Certamente 2018 também entrou para a história e memória do ator, já que ele participou do sucesso “Pantera Negra” e também atuou ao lado de Viola Davis no premiado “As Viúvas“.

Além dos filmes, o ator participou de séries como Skins (onde ele também foi roteirista) e Black Mirror. O último trabalho de seu currículo é o drama “Queen & Slim”.