Filme é protagonizado pelo ator baiano Fabrício Boliveira

Se você curte musicais, a dica de hoje é o longa nacional “Simonal“, que conta a vida e carreira de Wilson Simonal. O cantor carioca ficou conhecido como Rei do Swing e encantou o país no início da década de 60. Dirigido por Leonardo Domingues e protagonizado por Fabrício Boliveira (Simonal) e Ísis Valverde (Tereza), o filme mostra a ascensão e posterior declínio do músico, que saiu da periferia do Rio de Janeiro para os palcos mais importantes do país.

Simonal era, sem dúvidas, uma figura carismática e cativante, com uma voz diferenciada e uma presença de palco sem precedentes na música nacional brasileira. Mas a vida e carreira dele foram marcadas por polêmicas e confusões, o que acabou fazendo com que o declínio chegasse rapidamente. Depois que o cantor foi acusado de uma delação e apoiar o regime ditatorial, viu sua carreira praticamente acabar.

O longa trás discussões importantes e reflexivas ao falar de racismo e do papel da imprensa. Simonal foi um dos primeiros a sentir os efeitos devastadores das chamadas “fake news”, além de vivenciar demonstrações frequentes de preconceito. Ele pode ser considerado o primeiro astro negro do Brasil e a produção aborda como isso influenciou diretamente sua vida e ações.

Pra quem gosta de imagens antigas, o filme é um prato cheio. Em vários momentos é possível ver imagens do Rio de Janeiro na década de 1960, com a arquitetura e carros de chamar a atenção. Para os mais antigos, é literalmente uma volta ao tempo. Como não podia ser diferente, a trilha sonora também é um ponto chave no filme e se você curte Simonal, pode se preparar pra cantar em frente à televisão.

Para assistir ao filme, é só clicar aqui. Boa diversão!