Será a 30ª edição da corrida em Interlagos desde 1990
Semana de GP do Brasil de Fórmula 1, em São Paulo, no Autódromo de Interlagos. Separamos então algumas grandes corridas que aconteceram na capital paulista desde 1990, ano em a disputa voltou à Terra da Garoa.
Grande Prêmio do Brasil de 1990
Na primeira prova após o retorno da Fórmula 1 ao Autódromo de Interlagos, o francês Alain Prost fez a festa na casa do então arquirrival, Ayrton Senna. Esta foi a 6ª sexta vez que o “Professor” venceu no Brasil, a primeira e única no cookpit de uma Ferrari.

Vitória de Alain Prost na primeira prova em Interlagos, após o retorno da corrida a São Paulo
Grande Prêmio do Brasil de 1991
Esta inesquecível corrida para nós brasileiros marcou a primeira vitória de Ayrton Senna em um Grande Prêmio em seu país. O que parecia um triunfo fácil em cima das Williams de Ricardo Patrese e Nigel Mansell, virou um drama. Já no finalzinho, a Mclaren, então do brasileiro, teve problemas na caixa de marchas, e Senna precisou “levar o carro no braço” até o final.

Senna teve muita dificuldade para levantar o troféu após o desgaste físico em 1991
Grande Prêmio do Brasil de 1993
Dois anos mais tarde chegava o momento de Ayrton Senna vencer pela 2ª vez em Interlagos. E esta tarde foi realmente especial. Sobretudo pelo imenso favoritismo das Williams naquela temporada. O brasileiro contou com uma ajudinha da chuva para vencer, mas o carinho da torcida impediu o retorno do tricampeão aos boxes naquele dia. Esta foi a última vez que Senna venceu no Brasil.

Festa inesquecível da torcida impediu Senna de voltar aos boxes depois de vencer em 1993
Grande Prêmio do Brasil de 2003
Uma prova onde quase tudo aconteceu no final de semana. No sábado, Rubens Barrichello cravou a pole position. No domingo, chegou a liderar até a 47ª volta, mas abandonou com uma pane seca. Ainda houve tempo para um dos mais assustadores acidentes da história da Fórmula 1. No meio de um “strike” de boliche, estava Fernando Alonso, que por muito pouco, não se machucou de forma mais grave.

Fernando Alonso recebe atendimento médico após acidente muito grave em Interlagos
Grande Prêmio do Brasil de 2006
Podemos definir a prova de 2006 como sendo a dos sonhos para nós brasileiros. Isso porque Felipe Massa fez barba cabelo e bigode aqui em Interlagos. Correndo com um macacão especial feito pela Ferrari, o brasileiro fez a pole, venceu no domingo e ainda festejou com uma bandeira de seu país no GP do Brasil de 2006. Foi também a então despedida de Michael Schumacher da categoria (voltaria em 2010). Fernando Alonso sagrou-se bicampeão mundial nesta etapa.

Felipe Massa comemora sua primeira vitória em Interlagos. Ao lado, Fernando Alonso, bicampeão mundial naquela tarde
Grande Prêmio do Brasil de 2008
Última vitória da carreira de Felipe Massa na Formula 1. Guiando para a Ferrari, ele brigava ponto a ponto pelo título mundial com o inglês Lewis Hamilton. Por fim, o piloto da Mclaren levou a melhor após ultrapassar Timo Glock, da Toyota, nas últimas curvas e tirar a taça das mãos de Massa.

Felipe Massa e Lewis Hamilton disputaram o título em 2008, e o inglês levou a melhor em São Paulo
Grande Prêmio do Brasil de 2016
Para fechar vamos à disputa de três anos atrás. Na ocasião daquele GP do Brasil, Felipe Massa dizia adeus à Formula 1, o que não aconteceu de fato (voltou em 2017). O brasileiro acabou batendo em meio à chuva, e abandonou a prova. No retorno aos boxes, foi ovacionado pela torcida e por muitos funcionários da categoria.
Reveja o momento:
Emotions run high for @MassaFelipe19 and his fans in Brazil in 2016 😢🇧🇷
He didn’t know it at the time, but he would make one more return to the Brazilian Grand Prix the following year – for a P7 and a happier ending!#BrazilGP #F1 pic.twitter.com/S1TTnLW9IZ
— Formula 1 (@F1) 11 de novembro de 2019