A lenda Taiu Bueno comanda as entrevistas 

O Canal OFF produziu conteúdo em parceria com a Maskavo Filmes que é uma verdadeira obra-prima do surfe. “Contos do Surfe” foi às telinhas em 2019 sob o comando de Taiu Bueno, uma grande lenda do esporte. Com uma história ímpar de vida e dentro da modalidade, ele entrevista outros ícones do surfe que ajudaram a escrever a atual trajetória de sucesso. Clique aqui para assistir! 

Otaviano Augusto Bueno foi campeão brasileiro de surfe em 1984. Durante sua carreira obteve o respeito máximo de toda a comunidade envolvida no esporte. Nesse meio tempo foi considerado um dos grandes “big riders” do mundo. Entretanto, sua vida mudou drasticamente após um acidente em Paúba, Litoral Norte de São Paulo, em 1991. Em virtude de uma grave lesão na medula espinhal, Taiu ficou tetraplégico.

Mesmo diante desta nova realidade, ele não se afastou do surfe. Nesse meio tempo, Taiu desenvolveu alguns projetos de inclusão dentro do mar, além de ter lançado dois livros contando sua perspectiva de tudo o que aconteceu em sua vida após o acidente.

Se liga neste vídeo sobre Taiu Bueno, produzido pelo Canal OFF:

“Contos do Surfe” tem então o privilégio de ter décadas do surfe brasileiro revisitadas a partir de entrevistas com personagens que as viveram de perto. São sete episódios ao todo na temporada produzida até aqui. Se liga em um resumo dos capítulos disponíveis no NOW:

1º Episódio – Charles Medina 

No episódio de estreia de “Contos do Surfe”, Taiu Bueno bate um papo com Charles Medina, pai do astro Gabriel Medina. Os dois relembram histórias do surfe brasileiro nos anos 1980, década em que se conheceram, por sinal.

2º Episódio – Thyola 

O veterano do surfe Thyola conta detalhes de sua importante trajetória no esporte. Antes de mais nada é preciso dizer que o experiente surfista é o dono da marca de pranchas Lightning Bolt, no Brasil.

3º Episódio – Egas Muniz 

Figura carimbada das praias do litoral do Guarujá nos anos 1960 e 70, Egas Muniz participou ativamente de momentos clássicos do surfe brasileiro. Não apenas competindo, mas também ajudando na idealização das primeiras pranchas em território nacional.

4º Episódio – Rodrigo Koxa 

Papo de “big rider” para “big rider”. Rodrigo Koxa é multipremiado dentro da World Surf League e já desbravou os pontos mais desafiadores para um homem e uma prancha. Dentro da entidade, tem o recorde de ter dominado a maior onda da história da liga. Isso em Portugal, em 2018.

5º Episódio – Klaus Mittedorf

Klaus Mittedorf foi um dos pioneiros da fotografia de surfe já nos anos 1960 e 1970. Seus retratos e filmagens de um período romântico do esporte o colocam como figura vital do surfe do Brasil. Aqui, ele fala com Taiu um pouco sobre aqueles anos dourados.

6º Episódio – Kareca 

Outra lenda do surfe brasileiro, Kareca foi um dos primeiros a trabalhar como “shaper” aqui no Brasil. Neste encontro com Taiu, ele relata como é ser empresário do surfe, relacionamentos com importantes nomes brasileiros da modalidade e os anos 70 nas praias de Santos.

7º Episódio – Dragão 

Reinaldo Andraus, mais conhecido como Dragão, foi editor-chefe da importante revista “Fluir”, além disso, atuou como um dos sócios da “Hardcore”, outra publicação nacional do gênero, voltada para o surfe. De fato, Dragão faz parte da história da modalidade no Brasil.

 

Compartilhe: