Atração é destaque do A&E

“Tratamento de Choque” é um reality de muito sucesso produzido pelo canal “A&E” que foi baseado em um documentário chamado “Scared Straight!”, de Arnold Shapiro. O original levou o Oscar de Melhor Documentário de Longa Metragem em 1979, enquanto que a série passou das noves temporadas produzidas. Clique aqui para assistir!

A premissa é levar jovens reincidentes que cometeram pequenos crimes para a convivência temporária com presos condenados na prisão. Os adolescentes geralmente são acusados de algum tipo de furto pequeno, ou estão envolvidos com drogas e extorsão, ou até mesmo foram repreendidos por agressões.

Foto do reality "Tratamento de Choque"

Cena de “Tratamento de Choque”

Entretanto esse choque de realidade é realmente brutal pois os jovens são colocados sob as mesmas restrições, regras, e também sofrem com a retirada de sua liberdade. Tanto o filme como o reality sofreram muitas críticas e sempre criaram muita polêmica com a audiência, principalmente nos Estados Unidos. Mas a ideia é justamente evitar que esses jovens tomem de forma definitiva o rumo dos crimes.

Cada capítulo nos mostra um personagem diferente, em uma penitenciária diferente. Assim, conhecemos a história do jovem infrator através de suas próprias palavras, de parentes e também pessoas próximas. Posteriormente, já  dentro da cadeia, o adolescente é colocado sob contato com um ou mais presos, arrependidos de seu destino, e que estão dispostos a interagir com estes visitantes.

Assista a um trecho de “Tratamento de Choque”:

O reality criado em 2011 seguiu sendo produzido até 2015, com nove temporadas completas. Entre seus méritos está o fato de ter sido nomeado ao Emmy em 2012 pela edição primorosa de um episódio. O filme original e agora a série são referências culturais nos Estados Unidos e muitas vezes acabam mencionados ou satirizados em outras atrações.

 

Compartilhe: